sexta-feira, 24 de julho de 2009

Reciclagem transforma garrafas PET em arte.


Uma das atrações do EcoEspaço, durante o 10º Festival de Inverno de Bonito, é o Projeto Ecologia Cooperativista Orientadora de Serviços Seletivo, o Ecoss, dos artistas plásticos Eduardo e Rudi Webster. O casal vai mostrar, em exposições e oficinas, as técnicas criadas por ele para transformar garrafas PET de refrigerante em peças decorativas ou práticos objetos de uso. A pirogravura (arte de gravar utilizando material com ponta aquecida) e um novo meio de atrelar as garrafas plásticas são as bases do trabalho.
Eduardo e Rudi criaram o Ecoss há nove anos, para fazer da técnica que desenvolveram uma forma de educação ambiental e, ao mesmo tempo, criar uma forma de geração de renda para comunidades em geral. O PET - Poli (Tereftalato de Etileno) - é o mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens para produtos como refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis. A vantagem na hora do consumo se transforma em grande impacto para o ambiente na hora de descartar as embalagens, o que torna tão importante os projetos de reciclagem.
A técnica de pirografia em PET foi criada em 1995 pela artista plástica Rudi Webster e desenvolvida até os dias de hoje. Ela já criou mais de 150 peças diferentes.
Eduardo modificou o jeito de fazer pufes (espécie de assento baixo, geralmente de forma circular e acolchoado) em PET, criando o modo de parafusar as peças de encaixe. Desde que desenvolveu a técnica, em 2005, criou cadeiras, poltronas, camas, paredes e outras peças parafusadas dando uma nova visão ao reaproveitamento das garrafas.
Os artistas plásticos mantêm parcerias com organizações não-governamentais e com empresas do setor de bebidas, para realização de exposições, oficinas, trabalhos educativos e divulgação de projetos de reciclagem.
Para quem quiser conhecer ou aprender um pouco da técnica de Eduardo e Rudi Webster, o EcoEspaço abre as exposições no dia 29 de julho, às 20 horas. Duas oficinas serão ministradas no dia 30: móveis em PET (10h às 12h) e (pirografia em PET (14h às 16h).
O EcoEspaço será instalado à Rua Senador Filinto Muller, no centro de Bonito.

Fonte: www.festivaldebonito.com.br

Um comentário:

  1. Que coisas lindas! Quero aprender Achei maravilhosa!!! Como faço pra falar com o Eduardo e Rubi?

    ResponderExcluir